domingo, 1 de agosto de 2010

"Andarilhos dos Sonhos" estreia no Simpósio Internacional de Contadores de Histórias.








Andarilhos dos Sonhos
2010

Atores: Flávia Machado, Matheus Silva, Wagner Alves
Cenografia: Carolina Panini
Concepção Musical: Sabrina Silva e Wagner Alves
Direção: Julliano Mendes
Dramaturgia: Frederico Caiafa e Julliano Mendes
Figurino: Matheus Silva
Fotos: Clarissa Alcantara
Local: Bairro Santa Efigênia, Ouro Preto.

Três andarilhos caminham pelo tempo, atravessando-o com o trabalho. Carregam nesta carroça mundos, histórias de tudo: chapéu, linhaça, jornal. Pano, panela, embornal. E sonho... Os Andarilhos dos sonhos contam a história de um pastor de ovelhas, sem ovelhas, chamado Agapito que se envolve numa fantástica jornada para salvar seu povo de uma terrível seca. 

O espetáculo Andarilhos dos sonhos foi realizado a partir do Prêmio Funarte Artes Cênicas na rua 2009, com o projeto “Histórias e Cantigas de Roda”. Inspirado no conto popular mexicano O comprador de Sonhos, o espetáculo foi resultado de uma pesquisa focada na linguagem lúdica das contações de histórias e cantigas de roda.



Processo de criação: A Fábrica de Energia

Primeiro foi preciso colocar o corpo à disposição do processo. E olha o bambo te bambo te bambuê. Depois refletir o processo no corpo, tudo com a intensidade de quem fabrica energia e não julga. A disposição da criança. Brincar a valer. E olha o bambo te bambo te bambuá!



Depois, apropriar-se do belíssimo conto “O Comprador de Sonhos”, uma história tradicional mexicana, para construir a dramaturgia. E, sob as bênçãos do Caos, colocar na carroça inspirações diversas: teatro de rua, cantigas populares, teatro de máscaras, teatro de bonecos e mímica para compôr um espetáculo que pudesse ao mesmo tempo ser popular sem perder as raízes das pesquisas do grupo. Bambulelê, bambulalá. Bambulelê, Bambulelê, Bambulalá!

(Julliano Mendes)


Diário de bordo - estreia


O Grupo Virundangas estreou dia 31/07/2010 no Simpósio Internacional de Contadores de Histórias sua nova montagem de rua que foi contemplada pelo PRÊMIO FUNARTE ARTES CÊNICAS NA RUA 2009.  A apresentação aconteceu no distrito de Santa Rita de Ouro Preto/ Ouro Preto- MG.

A caminho de Santa Rita,  o grupo todo estava ansioso e feliz. Xibil (organizador do simpósio e contador de causos) disse que certa vez alguém lhe contou que para se contar boas histórias era preciso tomar um bom café com uma senhorinha. O grupo, animado com a breve apresentação, não parava de falar e cantar: Roda peão, Bambeia Peão.


Apresentamos para uma platéia generosa, disposta a mergulhar na história! Muitas crianças, jovens e adultos, todos, alí na rua para ver teatro e ouvir histórias! Felicidade, alívio, conseguimos começar!


Na espera da van para voltar para casa, uma simpática senhorinha veio nos convidar para tomar um café em sua casa... nós aceitamos. Tia Elza, como é conhecida em Santa Rita, nos serviu uma travessa enorme de biscoito crocantes, com bolo de fubá e um café delicioso! Mais acolhedor impossível, nos transformamos imediatamente em seus "netinhos", abobalhados com  tanta simplicidade e generosidade. Repletos de alegria, nos despedimos de Tia Elza com um abraço apertado e uma serenata cantada com o coração:

Você gosta de mim, ô maninha.
Eu também de você!
Vou pedir pro seu pai, ô maninha.
Para casar com você!

(Flávia Machado)


Nenhum comentário:

Postar um comentário