No Tom da Mangueira
2008
(Espetáculo Cênico-musical inspirado na obra do compositor Cartola)
Atores: Elisa Paschoal, Matheus Silva, Nícolas Lopes, Roberta Portella, Vanessa Biffon.
Cenografia: Collete Ramos
Concepção, texto e direção: Dori Sant’Ana
Direção Musical: Dori Sant'Ana, Fábio Calazans e Hellem Pimentel
Figurino: Ateliê Cores de Reis
Iluminação: Fábio Prieto
Músicos: Alexandre Zilahi, Fábio Calazans, Marco Leite, Yara Campos
Operador de som: Igor (Baiano)
Regente do coro: Hellem Pimentel
Coro Jovem e Grupo de Música Brasilera da FAMES
Local: Theatro Carlos Gomes - Vitória - ES
Nascido e criado nas rodinhas, Cartola foi homem forjado no samba, pelo samba na pureza. Tinha no espírito a renúncia da música pela música. Sensível, dolente, harmônico, humano, musical. Agradava logo com a sua linha melódica rica e própria. Compunha para a Mangueira, compunha porque gostava e isso era tudo. Amou Zica, cabrocha lá da Estação Primeira.
“No tom da Mangueira” é uma busca de algo que Cartola pode ainda dizer para um Brasil de “personagens” comuns, de pessoas altivas, de poetas e artistas históricos. O espetáculo leva ao público um Cartola igual a todos nós: humano, de vida simples e, ao mesmo tempo, histórica. Uma montagem para emocionar e levar a platéia a cantar as mais memoráveis canções do Cartola, encantar pela competente liberdade com que foram feitos os arranjos sobre as suas músicas inspirados no desprendimento das formas e na singeleza com que vivia o compositor.
Sob formato de um espetáculo cênico-musical, a montagem reúne músicos e atores em uma passagem a-temporal pela vida, ou melhor, pelas emoções vivenciadas pelo sambista Cartola, a quem chamamos brasileiramente de Angenor. Tem o compromisso de levar-nos ao homem Cartola e não trazê-lo até nós. Repensar Cartola vivo em nossa brasilidade, nas nossas dificuldades e conquistas, em nossa “música”.
Escrito e dirigido por Dori Sant’Ana, o espetáculo que homenageia o mestre da Mangueira conta com o importante apoio e participação de artistas/músicos como Fábio Calazans e Hellem Pimentel, professores da Faculdade de Música do Espírito Santo, regentes do Grupo de Música Brasileira da FAMES e do Coro Jovem da FAMES respectivamente. A iniciativa é da Faculdade de Música do Espírito Santo que reúne nesse espetáculo alunos dos vários cursos da instituição.
O espetáculo tem a participação do Virundangas, Grupo de Investigação Cênica – composto por artistas que têm como objetivo a investigação cênico-musical de obras literárias, dramaturgias clássicas e performance. Os atores “Virundangas”, juntamente com o Grupo de Música Brasileira e o Coro Jovem, “cantarão” a história de um filho, pai, amante, músico... a história de um Cartola.
Dori Sant'Ana
Dori Sant'Ana
Nenhum comentário:
Postar um comentário